Saiba qual é a importância da Vistoria Cautelar de Vizinhança para uma obra

A Vistoria Cautelar de Vizinhança é um procedimento que visa analisar e registrar as condições e características do entorno de um imóvel antes de realizar qualquer intervenção, reforma ou construção. É uma medida preventiva para garantir que a obra ou ação não prejudique os vizinhos e a comunidade ao redor.

A NBR 12.722/92 prevê a realização de uma vistoria preliminar em imóveis vizinhos à obra a ser executada em virtude do tipo de fundação que será realizada, das escavações, aterros, sistemas de escoramento, estabilização, entre outros.

A principal finalidade dessa vistoria é resguardar a construtora e os vizinhos de eventuais danos que a obra ou a reforma possam causar. É também uma prova documental que poderá comprovar a preexistência de vícios nos imóveis vizinhos.

O art. 1.311, do Código Civil, estabelece que “não é permitida a execução de qualquer obra ou serviço suscetível de provocar desmoronamento ou deslocação de terra, ou que comprometa a segurança do prédio vizinho, senão após haverem sido feitas as obras acautelatórias”.

O texto ainda acrescenta, em parágrafo único, que “o proprietário do prédio vizinho tem direito a ressarcimento pelos prejuízos que sofrer, não obstante haverem sido realizadas as obras acautelatórias”.

As implicações jurídicas por danos causados ao proprietário vizinho em função de obras ou serviços é de natureza objetiva. Ou seja, a responsabilidade objetiva independe de comprovação de culpa ou dolo do construtor/dono da obra causador do dano. Então, cabe à construtora se resguardar para prevenir danos futuros.

Fonte: JusBrasil

Fale conosco aqui!
1
Olá, tudo bem? Você precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Somos o escritório Coelho Ramos & Silva Advogados Associados. Podemos ajudá-lo de alguma forma?