Copa do mundo 2022

Na Copa do Mundo de 2022, os jogos da seleção brasileira serão transmitidos em dias úteis e em horário comercial, fazendo com que empresas e colaboradores pensem a respeito de folgas, compensações e definições de horários especiais para entrada e saída dos colaboradores nesses dias.

Isso porque, conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil, pois a jornada de trabalho é considerada normal, como outra qualquer no âmbito trabalhista.

⚠ Assim, a dispensa do trabalho, total ou parcial, varia para cada empregador, que tem total autonomia para decidir se vai liberar ou não seus funcionários para acompanhar os jogos.

🇧🇷 Na prática, porém, muitas organizações acabam realizando acordos coletivos com seus colaboradores, com o objetivo de encontrar a melhor maneira para compensar esse tempo de trabalho.

✅ É importante, portanto, que cada empresa avalie como a Copa do Mundo afetará o seu ramo de atividade e decida o tipo de acordo mais interessante para o seu contexto profissional. Poderá ocorrer, por exemplo, diminuição da jornada de trabalho, trabalho em home office ou até mesmo a exibição dos jogos na empresa.

Fale conosco aqui!
1
Olá, tudo bem? Você precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Somos o escritório Coelho Ramos & Silva Advogados Associados. Podemos ajudá-lo de alguma forma?